Home » Blog » 5 Melhores instituições públicas para estudar Medicina no Brasil

5 Melhores instituições públicas para estudar Medicina no Brasil

O curso de Medicina é, sem dúvidas, um dos mais concorridos do país. Centenas de jovens participam do Exame Nacional do Ensino Médio para tentar uma graduação na rede pública.

E você sabe quais as melhores instituições de ensino para realizar este curso? Veja a seguir 5 universidades que são referência no curso de Medicina:

Todos os anos, centenas de estudantes participam da seleção do Enem para tentar ingressar em uma rede pública e cursar umas das graduações mais caras e concorridas do país: Medicina.

E para poder participar da distribuição de vagas da rede pública, além de participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante também precisa se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aplicar a sua nota para a vaga desejada.

É preciso estar atento ao cronograma do SISU  para não perder nenhum prazo de inscrição e também, para acompanhar a nota de corte das universidades escolhidos.

A nota de corte varia tanto de um curso para outro, quanto de uma universidade para outra. Por isso, é importante estar atento para a nota de corte de diferentes estados e aplicar para aquela vaga que estiver de acordo com a sua nota do Enem.

Este é o processo seletivo para ingressar nas instituições públicas do ensino superior e agora que você já está por dentro do assunto, saiba quais as melhores instituições para cursar Medicina e esteja atento ao ponto de corte quando as inscrições do SISU 2022 abrirem.

USP

A Universidade de São Paulo é uma das 4 instituições do ensino público mantida pelo Governo de São Paulo e conta com um dos melhores e mais completos cursos de Medicina.

UNICAMP

Sendo considerada uma das maiores univerdades, não só do país, como da América Latina, a Universidade Estadual de Campinas foi projetada para ser um sistema integrado de centros de pesquisa, tendo grande contribuição para a área da Medicina.

UFMG

Situada em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais é a maior universidade de Minas Gerais e é conhecida por desenvolver programas e projetos de incentivo a educação.

UFRGS

Fundada em 1934, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das maiores do país, possuindo 22 km de extensão e tem um grande número de programas estudantis.

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro: é uma das instituições referência na América Latina quando o assunto é pesquisa, por isso é uma opção para quem quer cursar Medicina.