Home » Blog » A volta às aulas está tendo que enfrentar desafios, após ‘alívio’ da pandemia do COVID-19

A volta às aulas está tendo que enfrentar desafios, após ‘alívio’ da pandemia do COVID-19

A um bom tempo as aulas presenciais nas escolas e faculdades privadas retornaram e com elas alguns desafios começaram a surgir. O vírus que ocasionou a pandemia da Covid19 mudou a vida de muitas pessoas espalhadas pelo mundo, empresas fecharam suas portas, indústrias tiveram sua produção prejudicada e instituições de ensino sofreram muitas mudanças para se adequar as necessidades que o momento pedia.

Devido a rápida transmissão do vírus as instituições de ensino logo no início da pandemia suspenderam suas aulas por um período de quinze dias, porém com o aumento do nível de pessoas contaminadas e também o aumento de mortes fizeram com que esse prazo se estendesse bem mais do que o esperado.

Devido o descontrole na transmissão da doença e a necessidade da retomada das aulas a maioria das instituições começaram a utilizar do sistema remoto para ministrarem as aulas. Os professores através de plataformas digitais começaram a dar aula ao vivo aos alunos ou gravadas e começaram a passar atividades e provas para serem realizados de forma online. Esse ensino começou a se popularizar muito durante esse período de pandemia e melhorou significativamente graças as novas tecnologias que foram surgindo.

Agora, após quase dois anos de pandemia, a situação começa a apresentar melhoras. O número de pessoas contaminadas começou a baixar e o número de mortes reduziu significativamente, mostrando assim a real eficácia da vacinação. Com isso algumas atividades já passam a funcionar normalmente e um grande exemplo dessas atividades é a volta às aulas.

Com a retomada das aulas presenciais os alunos, as instituições e os professores passaram a tomarem algumas medidas de proteção importantes, como uso de máscaras, utilização de álcool em gel, distanciamento e entre outros cuidados individuais.

Cuidados a serem tomados na volta às aulas

Utilização de máscaras

O uso das máscaras é o que garante maior proteção as pessoas, com ela os contaminados transmitem a doença muito menos e as pessoas se protegem consideravelmente do vírus. Devido a isso é obrigatório o uso de máscaras a todos os funcionários e alunos da instituição de ensino e se possível realizar a troca da mesma a cada duas horas para garantir assim a segurança de todas.

Álcool em gel

O álcool vem sendo um grande aliado durante esse período de pandemia pois ele garante a proteção das pessoas. O álcool garante uma higienização rápida e auxilia na limpeza das mãos antes de encostar em alguma área sensível do corpo.

Distanciamento social

Essa ainda é uma das principais medidas que devem ser respeitadas, mesmo com as aulas voltando ao normal é essencial que exista uma certa distância entre os alunos para que caso um esteja infectado a distância, juntamente com o uso das máscaras, fará com que as chances dos demais alunos serem infectados sejam menores.

E assim esses cuidados continuam até que a situação esteja totalmente controlada com a população toda vacinada e os perigos não existam mais. E para todos os alunos é importante ficar informado sobre as matrículas escolares de forma online e rápida em 2022.