Home » Blog » Fui aprovado na graduação dos sonhos! Quais os próximos passos?

Fui aprovado na graduação dos sonhos! Quais os próximos passos?

A aprovação no vestibular é o sonho de muitas pessoas que se dedicam anos e anos aos estudos para conseguirem passar no curso desejado. Atualmente para os estudantes ingressarem em uma faculdade existem algumas opções que são: através do SISU, onde os alunos realizam a prova do Enem e começam a concorrerem a uma vaga nas universidades públicas, através de programas como o FIES e o ProUni que permitem o financiamento de cursos em faculdades particulares e dão bolsas de estudo de até 100%, respectivamente, e também conseguem através do pagamento das universidades privadas.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada possibilita que estudantes de todo o país concorram a vagas em universidades públicas espalhadas por todos os estados utilizando apenas a nota do Enem. O SISU é gratuito e abre inscrições duas vezes ao ano para preencher as vagas disponíveis pelas universidades. A seleção dos estudantes é feita com base no desempenho que os alunos obtêm no Enem e assim os alunos com melhor classificação são selecionados para iniciarem a graduação escolhida.

O candidato pode escolher até duas opções de cursos na hora da a inscrição, onde serão primeira e segunda opção, caso o aluno for aprovado na primeira opção a sua segunda escolha fica impossibilitada de ser escolhida, dando preferência assim a sua primeira opção de curso. Durante o período de inscrição do SISU as notas de corte de cada curso (nota mínima de ingresso) são divulgadas uma vez por dia a partir do segundo dia de inscrição.

Como funciona o FIES e ProUni?

O FIES é um programa do Governo Federal de financiamento estudantil que possibilita que os jovens se inscrevam em faculdades particulares com boa avaliação pelo MEC para cursarem assim o ensino superior. Para participar do FIES é necessário que os estudantes tenham feito a prova do Enem e assim se inscrevem no programa escolhendo seu curso e instituição pretendia. Através disso os alunos conseguem o financiamento onde só pagam após o fim da graduação e ainda podem conseguir juros zero.

O ProUni, assim como o FIES, é um programa oferecido pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudo a alunos em instituições de ensino superior particulares que podem chegar até 100%. Para se inscrever no ProUni é necessário que os alunos tenham feito a prova do Enem e terem conseguido nota superior a 450 e não ter zerado a redação. Esse programa viabiliza que muitos jovens ingressem nos cursos do sonho e possam assim realizar a inscrição de forma fácil e rápida e logo iniciarem os estudos. Para os alunos que vão tentar o ProUni é importante ficar ligado no resultado do ProUni 2022 e nas matriculas nas universidades pelo ProUni.