Home » Blog » Quais são as vantagens de está inscrito no Cadastro Único?

Quais são as vantagens de está inscrito no Cadastro Único?

O Cadastro único é um instrumento utilizado pelo programa da Secretaria Nacional do Cadastro Único que tem como principal objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda do país.

As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e municípios para que conheçam melhor a realidade socioeconômica da população, identificando assim a escolaridade, renda e situação de trabalho de cada pessoa para que assim consigam implementar políticas públicas que são capazes de beneficiar de alguma forma as pessoas cadastradas promovendo uma melhoria de vida.

Para se cadastrar no Cadastro Único é necessário que as famílias sejam de baixa renda e recebam até meio salário-mínimo por pessoa ou que ganhem até três salários-mínimos de renda mensal total.

Benefícios promovidos aos inscritos do Cadastro Único

Muitos programas sociais promovidos pelo Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para selecionar as famílias que participarão do programa.

Por já fazerem parte do cadastro e suas informações socioculturais já estarem no sistema não existe a necessidade de comprovarem ser de baixa renda fazendo com que as famílias sejam aceitas de forma bem mais rápida nos benefícios.

Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um dos programas sociais mais conhecidos do Brasil. Através dele milhões de famílias são beneficiadas todos os meses devido a transferência direta de renda que o programa promove.

Esse programa preza pelo direito das famílias em conseguir alimentação, acesso à educação e saúde.

Para participar desse programa é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal com todos os dados atualizados há menos de dois anos.

CNH Social

O CNH Social é um programa que facilita a aquisição da carteira Nacional de habilitação de forma totalmente gratuita, sem a necessidade de pagar nenhuma taxa. O publico dominante que participa do programa são jovens e adultos de baixa renda e que estejam cadastrados no Cadastro Único.

Esse benefício promove a jovens e adultos uma melhor facilidade de contratação no mercado de trabalho devido ao diferencial da carteira de motorista. Devido a isso muitos estados do Brasil promovem esse programa todos os anos, como é o caso do CNH social São Paulo e CNH Social Bahia.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal que oferece boas condições para o financiamento de residências para famílias de baixa renda e para famílias com renda bruta de até R$7000,00 por mês.

Para famílias cadastradas no Cadastro Único é liberado a vantagens de financiamento com juros zero e ainda parcelas mais acessíveis com algumas outras condições especiais que possibilitam que consigam de forma mais facilitada a conquista de sua casa própria.