Home » Blog » 7 cidades para quem gosta de turismo histórico

7 cidades para quem gosta de turismo histórico

Muitas pessoas acreditam que para que uma viagem seja uma experiência completa, é necessário entender e desfrutar da cultura e história local. As cidades brasileiras foram berço de batalhas, progressos e possuem até hoje centros históricos que são patrimônio. E para quem está buscando uma vivência inesquecível como essa, sem deixar de aproveitar os outros aspectos da região precisa continuar lendo!

7. Ouro Preto, Minas Gerais

Para quem não sabe, Minas Gerais foi o berço de riquezas naturais do Brasil por muitas décadas e por isso, não é de se surpreender que exista muito turismo histórico por lá. Todo o estado é repleto de construções memoráveis que contam a história das batalhas e do progresso brasileiro, mas escolhemos Ouro Preto como uma das cidades mais interessantes nesse aspecto.

6. Petrópolis, Rio de Janeiro

E para quem acha que o Rio de Janeiro é só o litoral deslumbrante, precisamos apresentar a encantadora cidade de Petrópolis. O clima da cidade serrana encanta os turistas que por lá passam e essa fama não é de hoje. O próprio Dom Pedro II teve uma simpatia imediata pelo local, onde montou um refúgio tranquilo e justamente por isso, o Museu Imperial foi fundado na região.

5. São Luiz do Paraitinga, São Paulo

Quando falamos do estado de São Paulo, quase sempre relacionamos a uma grande metrópole industrial, mas vale mencionar que a região também guarda as suas memórias históricas. Estamos falando da cidade de São Luiz do Paraitinga, considerada um patrimônio arquitetônico por manter as construções do século XVIII e XIX.

4. Lapa, Paraná

A Lapa é uma cidade muito receptiva e tem história para contar desde 1769, quando foi fundada. Berço do Museu de Armas, a Lapa foi o local onde aconteceu a Revolução Federalista, além de ter sido marcada por outras batalhas. Não é à toa que a região da Lapa já foi batizada como a “Cidade dos Heróis.”

3. Penedo, Alagoas

E partindo para a região do Nordeste, vamos apresentar uma cidade histórica cujo o nome é Penedo. Privilegiada por existir bem às margens do Rio São Francisco e considerada o primeiro povoado da região, Penedo é, de fato, um local rico em história e cultura. Quem passa por lá, não deixa de visitar os museus e as igrejas.

2. Olinda, Pernambuco

O estado de Pernambuco foi muito disputado durante a história, não é a toa que existem Fortes em muitas das cidades pernambucanas, mas se tem uma que marcou a história de luta por Pernambuco, essa cidade é Olinda. Amada por seus moradores, idolatrada por seus visitantes, a arquitetura histórica e as ladeiras de Olinda são cartão postal do Nordeste!

1. Salvador, Bahia

A Bahia é repleta de cidades que são sinônimo de cultura e história, por isso, não é fácil escolher um destino só. Mas que tal começar por Salvador? Local de filmagem para grande produções brasileiras e considerada a primeira capital do Brasil, Salvador não decepciona os seus turistas em nenhum aspecto, principalmente o histórico.