Home » Blog » Como fica a situação do seu carro ou moto pós-pandemia?

Como fica a situação do seu carro ou moto pós-pandemia?

A situação pós pandemia ainda é uma incógnita para muitos em diferentes setores do país. Contas, programas e funcionamento de instituições vão voltando aos poucos, mas ainda não estão com o seu funcionamento normal. Alguns calendários para o ano que vem são lançados para o conhecimento da população como o calendário do licenciamento 2021, que é uma taxa que todos os donos de automóveis precisam ficarem atentos para o seu pagamento.

O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) é um procedimento anual obrigatório a todos os portadores de veículos para que possam continuar transitando nas ruas com a comprovação que estão de acordo com as regras de segurança e ambiental. O licenciamento deve ser pago todos os anos e não oferecem isenção como o IPVA. Devido a obrigatoriedade do pagamento anual algumas dúvidas ficam sobre o funcionamento do próximo ano.

Trânsito dos veículos para o ano de 2021

Como todos os anos o pagamento das taxas dos veículos é necessário para que circulem normalmente em todas as cidades do Brasil. o licenciamento 2021 DF assim como todos os outros para que os condutores recebam o documento do ano vigente é necessário que o pagamento seja feito e assim podem circular por todo o território brasileiro.

É de extrema importância que todas as taxas estejam com seu pagamento em dias para que o motorista caso seja parado por algum agente de trânsito não receba nenhuma multa, perca pontos na carteira ou tenha o veículo apreendido devido à falta de pagamento ou atualização do licenciamento.

Taxa de licenciamento

Depende de cada estado e do seu órgão responsável, que no caso é a Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está inscrito. Esse órgão determina o valor a ser pago e sua emissão. Ao se comparar com outras taxas veiculares o licenciamento é uma das menores e quando combinado o pagamento com o IPVA os condutores conseguem um desconto a depender do dia do pagamento.

Prazo de pagamento

Cada estado brasileiro tem suas próprias leis e calendário de pagamento, tendo assim seus próprios prazos da taxa que são determinadas de acordo com o último número da placa do veículo. Mas todos os anos quando chega o mês de dezembro os estados já começam a divulgar os valores para o pagamento do próximo ano para que nenhum motorista fique desinformado e sem transitar pelas rodovias do Brasil, circulando assim seguindo todas as regras estaduais e federais de trânsito.